Cabelo

Alisamento nos Cabelos Tipo 4: Tudo o Que Você Precisa Saber!

Você decidiu por algum tipo de alisamento nos cabelos? Primeiro, confira este guia para saber tudo o que você precisa saber para salvar o seu cabelo crespo.

Com o advento dos tratamentos químicos capilares, ganhamos a liberdade de modificar os fios como bem entendermos: podemos mudar a cor, o formato, a textura, o volume…

Tudo isso com a aplicação de produtos que penetram na fibra capilar e provocam as transformações desejadas. No entanto, todas as opções têm duplo sentido: deixam o cabelo como queremos, mas exigem uma série de cuidados para mantê-lo bonito e saudável.

CABELO1 - Alisamento nos Cabelos Tipo 4: Tudo o Que Você Precisa Saber!

Como a química funciona?

Depende do tipo de química aplicada: alisamento, coloração, relaxamento, permanente… Cada um tem uma forma de agir e modificar seus fios.

O produto de alisamento nos cabelos quando aplicado, costuma funcionar para abrir a cutícula, que é a camada mais externa do fio, formada por células que lembram escamas. Desta forma conseguem penetrar no córtex (coração do cabelo) e modificar a estrutura desejada, responsável pela textura ou cor.

Falar assim parece simples, mas abrir as cutículas causa desgaste na haste capilar, além de alterar sua forma ou padrão. Por isso o processo é agressivo.

Quando fazemos química, retiramos todos os nutrientes do cabelo como água, óleo e queratina, por isso é importante seguir um programa de cuidados com o cabelo.

Os tipos de química para o cabelo crespo/ cacheados

Existem tratamentos químicos capilares para diferentes finalidades. Quando a ideia é mudar definitivamente algumas características dos seus fios, pode ter certeza que existe um tipo de alisamento nos cabelos que faz as coisas acontecerem. Alguns dos procedimentos mais comuns são:

Tingir (Colorir)

Qualquer substância que altere permanentemente a cor do cabelo é um tipo de produto químico. Mudanças de cor e efeitos como brilho, mechas e reflexo estão incluídos nesta conta.

Alisamento (Endireitar)

Produtos que alteram a textura do cabelo – de crespo para liso – também regulam procedimentos químicos.

Relaxamento

O processo não alisa totalmente o cabelo, mas solta os cachos, os deixa mais abertos e reduz o volume.

Permanente

Aqui também há uma mudança na textura, mas a ideia é definir os cachos, ondulando ainda mais o cabelo com a ajuda de químicas.

Química no cabelo crespo/ cacheado

Todos os tipos de cabelo sofrem um pouco com os alisamentos nos cabelos, mas os cabelos crespos e cacheados sentem mais os efeitos, sendo mais sensíveis.

Isso, claro, não significa que o cabelo crespo não seja passível de qualquer tipo de tratamento químico. Podem, sim. Porém, neste caso, deve-se ter em mente que o tratamento deve ser múltiplo e a seleção de produtos e técnicas deve levar em consideração a textura original do fio.

Escolhendo a química

O primeiro passo é decidir o que você quer para o seu cabelo: quer tingir, alisar, fazer mechas, cachear? Examine, simule e certifique-se do que deseja, pois as alterações feitas com a química são irreversíveis.

Permanentes, relaxantes e alisadores não são removidos até que o cabelo cresça. Se for mais clara, a coloração pode ser transformada com a aplicação de outra, mas o processo pode danificar ainda mais a fibra.

O que fazer para proteger os fios antes da química

É hora de preparar seus fios para absorver melhor a química. Eles devem ser fortes para suportar os efeitos dos produtos.

Uma boa dica é: algumas semanas antes, invista no cronograma capilar, com certeza vai te ajudar.

Se seus fios estiverem muito danificados, é melhor reconsiderar e adiar a aplicação do produto químico até que você possa restaurá-los. Sem pensar que a nova cor ou textura lhes dará uma nova vida sem tratamento adicional.

É melhor fortalecê-los primeiro. Assim você garante um resultado lindo sem prejudicar ainda mais a saúde dos fios.

CABELO36 - Alisamento nos Cabelos Tipo 4: Tudo o Que Você Precisa Saber!

Mais de um tipo de química: pode?

Se o fio estiver alisado, você pode fazer um permanente? Se você tem relaxamento, pode escurecer? Embora seja possível, combinar dois procedimentos químicos capilares ao mesmo tempo não é uma prática recomendada, principalmente para cabelos cacheados e crespos.

Por isso, quando é necessário aplicar dois produtos químicos, os profissionais costumam recomendar um intervalo entre as aplicações, que varia de acordo com a intensidade e potência do produto e da técnica em questão.

Como cuidar do cabelo crespo com química

Embora mais quebradiços e mais propensos ao ressecamento, os cabelos cacheados e crespos podem ser submetidos a procedimentos químicos, mas o que mudou foi a rotina de manutenção, que deve ser mais intensificada. Lavar, secar e hidratar são atitudes comuns, mas a partir de agora devem ser usadas com mais cuidado. Olha as dicas:

Para lavar

Como as hastes são mais quebradiças e quebram com mais facilidade, o ideal é lavá-las com muita delicadeza, com produtos adequados ao seu tipo de cabelo e não com muita frequência.

Ao esfregar a raiz, não é necessário aplicar força. O ideal é lavar o couro cabeludo com a ponta dos dedos, massageando de baixo para cima, usando um shampoo hidratante.

O shampoo e o condicionador devem ser formulados especialmente para os fios que tem alisamento nos cabelos ou para cabelos quimicamente tratados.

Para secar

É melhor reduzir a frequência de uso de ferramentas que emitem calor. Se você for usá-lo, tenha cuidado. Se for passar a prancha, faça-o apenas quando o cabelo estiver seco. O secador deve ficar a uma distância de 30 centímetros do cabelo.

É importante aplicar protetor térmico nos cabelos antes de usar aparelhos que emitam calor.

Hidratar

Se a hidratação é tão importante para os cabelos naturalmente cacheados e crespos, quando a química entra em ação, essa necessidade se multiplica. O primeiro passo é escolher um bom creme de cuidado.

É necessário mudar e parar de usar o seu produto favorito enquanto você fica com os produtos químicos?

Para escolher uma máscara adequada, o ideal é verificar sua consistência. Se for muito consistente, o poder hidratante é melhor. Certifique-se de que contém queratina, aminoácidos, gérmen de trigo, argan, macadâmia, óleo de coco.

Dê preferência a máscaras que contenham de dois a três ingredientes hidratantes ou reparadores.

Bom, espero que você tenha gostado e se tiver alguma dúvida, coloque um comentário aqui que farei questão de te responder, ok? Até o próximo post! ❤️

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *