Aprenda a usar aloe vera (babosa) de uma vez por todas! Vem comigo.
Olá, bem vinda a este post!
Como eu quero que meus cabelos cresçam na velocidade da luz, hoje falarei de um super-aliado, a babosa ou aloe vera, como você preferir…rsrsrsrs
Aloe vera é uma planta suculenta que cresce em climas ensolarados em todo o mundo. As folhas carnudas desta planta contêm um gel que tem múltiplos usos em remédios naturais.
O gel é refrescante e calmante quando aplicado na pele, por isso às vezes é usado para tratar queimaduras e feridas.
O Aloe vera é usado há séculos por suas propriedades curativas, mas tem outros usos além dos benefícios para a pele, pois pode fortalecer o cabelo e tornar o couro cabeludo mais saudável.
A melhor maneira de usar a babosa para o cabelo é como um gel cru da planta, mas este gel pode ser comprado na maioria das farmácias ou retirado das folhas vivas da planta. Ele é de cor clara e ligeiramente aquoso.
Esfregar o aloe vera no couro cabeludo e no cabelo e permitir que ele penetre nos folículos capilares pode ajudar a condicionar e melhorar os cabelos secos e danificados, mas depois de deixá-lo por uma hora, deve-se remover o gel com um xampu suave.
Suaviza a coceira do couro cabeludo
Dermatite seborréica é um termo clínico bem conhecido para caspa, mas os sintomas de comichão no couro cabeludo e descamação da pele sob o cabelo podem ser tratados com aloe vera.
Um estudo de 1998 descobriu que o aloe vera ajudou a resolver a irritação do couro cabeludo causada pela caspa, pois os ácidos graxos encontrados na planta do aloe têm propriedades anti-inflamatórias.
Limpeza profunda para cabelos oleosos
O Aloe vera limpa efetivamente os folículos capilares, removendo o excesso de sebo (óleo) e resíduos de outros produtos capilares e mantém a integridade.
O Aloe vera pode ajudar você a ter cabelos mais saudáveis, brilhantes e macios.
Fortalece e repara a fibra capilar
A Aloe contém vitaminas A, C e E. Estas três vitaminas contribuem para a renovação celular e promovem o crescimento celular saudável e cabelos brilhantes. O gel de Aloe vera também contém vitamina B-12 e ácido fólico. Ambos os componentes podem prevenir a queda do cabelo.
O Aloe vera é um produto popular que as pessoas usam em sua pele após a exposição ao sol. Isto se deve a seu alto teor de colágeno e suas propriedades refrescantes. O conteúdo de vitaminas do aloe sugere que ele também pode ajudar a reparar os danos causados pelo sol no cabelo.
Promove o crescimento do cabelo
Ela tem a incrível capacidade de aumentar o fluxo de sangue para uma área. É por isso que suas propriedades curativas são tão únicas.
Quando aplicado no cabelo e no couro cabeludo, o aloe aumenta o fluxo de sangue. Quando seu couro cabeludo está limpo e seu cabelo é nutrido com aloe vera, a quebra e a queda de cabelo podem ser drasticamente reduzidas.
Há muitas pessoas que afirmam que a babosa na verdade faz o cabelo crescer muito mais rápido. Mas no momento há poucas evidências clínicas para provar ou refutar estas alegações.
- Veja mais: Cuide do seu cabelo em casa
O aloe vera é melhor para um tipo de cabelo?
Não há pesquisas que sugiram que a babosa é melhor para qualquer tipo de cabelo em particular. Entretanto, os profissionais de cuidados capilares podem recomendar o aloe vera se:
- cabelos oleosos
- cabelos quebradiços, secos ou danificados
- cabelos encaracolados
- Cabelos naturais
Tentar gel de aloe vera em seus cabelos pode ser a melhor maneira de descobrir se ele funciona para você.
Aloe vera riscos e advertências
O gel de Aloe vera é geralmente negligenciado, mas algumas pessoas são alérgicas a ele.
Antes de usar o topicamente, faça um teste de precaução. Esfregue um pouco do gel na parte interna do pulso e espere até duas horas para ver se sua pele reage mal. Isto o avisará se você tiver sensibilidade ao aloe vera.
Você também deve ter cuidado com a babosa tópico se você usar creme de hidrocortisona em sua pele, pois o aloe vera pode aumentar a quantidade de cortisona absorvida pela pele quando usado em conjunto.
Máscara capilar de babosa
Como as máscaras capilares freqüentemente contêm mais óleo e agentes condicionantes do que os condicionadores normais, quando deixadas no cabelo por um longo tempo, elas podem promover uma cura e reparo mais intensos do que sua rotina habitual de cuidados capilares.
Você pode combinar gel de aloe vera com óleo de coco para fazer uma máscara capilar simples e eficaz.
O óleo de coco pode ajudar o cabelo a se sentir mais macio e aumentar a força e o brilho, mas também pode ajudar a reduzir o frizz.
Aqui estão os passos para fazer esta máscara.
Aloe e máscara de cabelo de coco
Reúna seus ingredientes: 2 colheres de sopa de gel de aloe vera (fresco ou comprado em loja) e 1 colher de sopa de óleo. Se usar óleo de coco, use óleo de coco virgem em temperatura ambiente, embora o óleo de coco sólido possa ser derretido no microondas.
Misture o óleo e o aloe vera em uma pasta lisa.
Proteja suas roupas com uma camiseta velha ou uma toalha.
Aplique a máscara em seus cabelos com os dedos, mesmo separando os cabelos compridos pode facilitar a aplicação.
Comece a aplicação do meio do comprimento até as pontas. Após aplicar a máscara nas pontas de seu cabelo, você pode reaplicá-la suavemente em seu couro cabeludo. Entretanto, você pode começar do couro cabeludo se aplicar uma máscara especial para ajudar a tratar problemas de couro cabeludo.
Quando terminar de aplicar a máscara, penteie o cabelo com um pente de dentes largos, pois isso ajuda a distribuir a máscara uniformemente pelo cabelo.
Cubra seu cabelo com uma touca de banho ou um envoltório plástico e depois envolva uma toalha ao redor de sua cabeça, pois isso ajuda a evitar que a máscara pingue, mas também ajuda a evitar que seu cabelo seque; entretanto, aquecer a toalha pode ajudar a máscara a se tornar mais hidratante.
Deixe a máscara ligada por 30 minutos. Enxágüe a máscara. Finalize como desejar.
Nota: Você pode facilmente duplicar esta receita para cabelos longos ou grossos.
Bom, espero que você tenha gostado e se tiver alguma dúvida, coloque um comentário aqui que farei questão de te responder, ok? Até o próximo post! 💜