young man applying anti dandruff product 2 - Entenda o Ciclo de Vida do seu Cabelo e Cuide do Couro Cabeludo
Cabelo

Entenda o Ciclo de Vida do seu Cabelo e Cuide do Couro Cabeludo

Você já notou que seus fios se tornaram muito mais finos ao longo dos anos? Isto se deve ao tempo de vida útil dos cabelos. Entenda o processo do ciclo de vida do seu cabelo e evite o problema.

Acho que você estará muito interessado neste tópico, pelo menos eu, adoro ler sobre isso!

A textura de seu cabelo hoje é provavelmente bem diferente da textura que você teve durante sua infância e juventude. Se antes os fios pareciam mais fortes e pesados, agora eles são mais finos e caem com muito mais freqüência. Sua escova de cabelo e o piso do banheiro estão lá para provar isso, não estão? Para descrever o ciclo de vida do cabelo, precisamos primeiro compreender seus estágios biológicos. Existem 3 delas:

  • Fase anágenaeste ciclo de vida é a fase de crescimento do cabelo e endurece uma média de 2 a 6 anos. Ao longo desta etapa, o cabelo geralmente cresce 1 centímetro por mês (em média).
  • Fase catágena: este ciclo de vida é a fase de transição entre o crescimento do cabelo e a queda do cabelo. Ela dura aproximadamente 3 semanas e é quando a produção de cabelos termina.
  • Fase telógena: este ciclo de vida dura aproximadamente 3 meses, a chamada fase de repouso é criada quando a fibra capilar finalmente pára de crescer, desprende-se do couro cabeludo e cai para fora.

fases 300x124 - Entenda o Ciclo de Vida do seu Cabelo e Cuide do Couro Cabeludo

Como funciona o ciclo de vida do cabelo

O cabelo nasce num espaço chamado folículo capilar: em geral, nascemos com 100.000 folículos capilares e todos eles têm vida própria, ou seja, funcionam independentemente um do outro. A taxa de crescimento de um cabelo no centro de um folículo é diferente da do folículo ao lado, assim como a taxa de queda do mesmo. Em outras palavras, é claramente esta falta de sincronia entre eles que nos permite não ficar carecas a cada período de renovação do cabelo.

Durante o ciclo de vida, cada folículo capilar é responsável por uma média de 25 a 30 ciclos. E cada período costuma durar de 4 a 7 anos. O que torna o cabelo naturalmente mais fraco e fino é o fato de que a fase de crescimento é encurtada: em vez de um único folículo capilar gerando até 4 fios de cabelo – como acontece aos 12 anos de idade, a idade de pico da produção capilar – ele se reduz a 3, 2 a um único fio.

Em qualquer caso, é comum ter 90% dos cabelos na fase de crescimento e apenas 10% na fase de desprendimento. Entre os 2 e 7 anos de idade perdemos até 100 fios de cabelo por dia. Ter uma dieta saudável, rica em ferro e proteínas, e levar uma vida sem estresse ajuda a prolongar a fase de anágena. Entretanto, se você sentir que sua queda de cabelo ou textura é anormal, não hesite em procurar o conselho de um dermatologista: somente um profissional será capaz de identificar as verdadeiras razões de seu problema, que podem estar relacionadas a componentes hormonais e deficiências nutricionais, por exemplo.

istockphoto 1194287431 170667a 300x200 - Entenda o Ciclo de Vida do seu Cabelo e Cuide do Couro Cabeludo

Como proteger seu couro cabeludo: você está fazendo isso corretamente?

Muitas pessoas esquecem que a rotina fundamental para cabelos bonitos, mansos e brilhantes não se encontra apenas nas pontas e no comprimento, mas no próprio fio de cabelo. Um dos pontos de vista fundamentais é também prestar atenção a um espaço esquecido mas substancial: a derme onde permanecem os poros através dos quais estes fios emergem. Você sabe realmente como proteger seu couro cabeludo?

Protegendo meu couro cabeludo

Se o couro cabeludo não for saudável, isso se refletirá rapidamente no comprimento do cabelo. Isto porque é aqui que se encontram as glândulas que diminuem a produção de óleo natural, que é responsável pelo aspecto hidratante, e é também onde está a raiz, de onde nasce o fio. Várias intercorrências têm o potencial de causar caspa, prurido e, dependendo do grau, até mesmo queda de cabelo.

Principais problemas de couro cabeludo

Caspa

A caspa, um dos problemas mais comuns do couro cabeludo, afeta bastante poucas pessoas. Essas manchas brancas que insistem em aparecer em roupas escuras não têm nada a ver com limpeza. A caspa ou dermatite seborréica pode ser causada por estresse, genética ou mesmo por mudanças climáticas. É a substituição apressada e desordenada das células mortas por novas células. Para controlá-la, é preciso usar xampus específicos, evitar água muito quente (que também estimula a produção) e, às vezes, tomar medicamentos. 

Fungos

Vários fungos adoram “ter uma celebração” em sua cabeça, se as condições certas forem providenciadas. Eles gostam de estar em ambientes quentes e úmidos. Por essa razão, aqueles que gostam de descansar com o cabelo molhado ou amarrá-lo antes de secar continuam favoráveis ao aparecimento de tais microorganismos, que têm o potencial de causar comichão, irritação e até mesmo queda de cabelo. O procedimento geralmente requer uma mudança de hábitos e o uso de xampus antifúngicos específicos prescritos por um médico especialista.

istockphoto 1338374034 170667a 300x200 - Entenda o Ciclo de Vida do seu Cabelo e Cuide do Couro Cabeludo

Borbulhas e pontos negros

Dói, é desconfortável, irrita… só quem já teve espinhas ou cravos no couro cabeludo sabe o que é. O problema surge de uma produção excessiva de óleo, que poderia ser estimulada pelo estresse, pela alimentação (quando se ingere óleo suficiente), pelo contato com água quente… Isto acontece porque o sebo extra produzido pelas glândulas pode entupir um folículo capilar, os “buraquinhos” dos quais emergem os fios de cabelo. Isto cria uma inflamação que pode se transformar em acne.

Cuidado: nunca aperte uma borbulha! O procedimento deve ser realizado com medicamentos e xampus.

Queda de cabelo

A alopecia, popularmente conhecida como queda de cabelo, pode ser causada por vários componentes. Há aqueles que têm uma propensão genética, aqueles que abusam de produtos químicos em seus cabelos, aqueles que negligenciam sua ingestão de alimentos, e aqueles que são bastante danificados pelo estresse. Mudanças hormonais, o uso de certos medicamentos ou patologias como a depressão também podem causar queda de cabelo, mas a melhor maneira de resolver o problema é descobrir sua origem, e é por isso que é essencial consultar o especialista. 

Existem vários tipos de tratamentos que vão desde o uso de xampus e medicações tópicas até métodos a laser e até mesmo cirurgia.

Desintoxicação capilar

Estamos falando de um procedimento destinado especialmente a apagar substâncias que se acumulam com a idade no couro cabeludo e no cabelo, dificultando seu crescimento saudável e sua saúde.

istockphoto 1131551526 170667a 300x200 - Entenda o Ciclo de Vida do seu Cabelo e Cuide do Couro Cabeludo

O procedimento serve ainda para apoiar o aumento saudável dos fios, pois para remover os resíduos que permanecem impedindo o couro cabeludo de funcionar como deveria, faz com que a área funcione adequadamente.

Benefícios da desintoxicação capilar

Um dos principais aspectos da desintoxicação capilar é melhorar o fornecimento de nutrientes para o cabelo e aumentar a circulação sanguínea para o couro cabeludo, porém, além destes, há outros benefícios, como por exemplo:

  • Equilibra o pH da derme e do cabelo;
  • Distribui melhor o sebo produzido no couro cabeludo, construindo uma faixa defensiva contra agentes externos;
  • Ajuda a apagar resíduos de xampus, condicionadores, etc;
  • Devolve brilho e uma aparência saudável ao cabelo;
  • Alivia irritação e problemas de caspa;
  • Estimula a ação de tratamentos como hidratação, nutrição e reconstrução.

Como fazer uma desintoxicação capilar em casa?

O processo para fazer uma desintoxicação capilar em casa é bastante simples, basta escolher os produtos ideais como xampus desintoxicantes à base de elementos como chá verde, argila e gengibre na fórmula, pois são agentes que enfrentam os radicais livres e o envelhecimento prematuro da derme e do cabelo.

Molhe seus cabelos com água morna e depois aplique um xampu de limpeza forte, especialmente formulado para este tipo de procedimento.

Espalhe o produto até a nuca, massageando suavemente com os dedos até que se espalhe por todo o couro cabeludo.

Então após massajear os cabelos por cerca de 5 minutos, é hora de enxaguar o cabelo.

Remova o excesso de água dos cabelos limpos e aplique o segundo procedimento de xampu, que pode ser anti-caspa ou hidratante.

Finalmente, enxágüe e condicione seu cabelo.

Mas se preferir, você também pode aplicar uma máscara hidratante à sua escolha. Basta aplicar o produto no comprimento e nas pontas e deixar a máscara no cabelo de acordo com o tempo indicado no rótulo e enxaguar completamente com água gelada para selar as cutículas, a camada externa do cabelo.

Bom, espero que este post tenha te ajudado e se tiver alguma dúvida, coloque um comentário aqui que farei questão de te responder, ok? Até o próximo post 🌼

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *