Passo a passo para ter um cabelo gigante e forte

Quer comprimento de cabelo?

Olá, bem vinda a este post!

Antes de começar um alerta! Adeque a sua realidade, use os produtos que você já tem! Não saia comprando o que não precisa, ok? Se tiver dúvidas sobre algum produto que você já tem me pergunte nos comentários que eu te ajudo!

Bom, você provavelmente já sabe que picotei todo o meu cabelo e agora arrependida quero que meu cabelo cresça na velocidade da luz…kkkkk

Ok, eu sei que não funciona assim. Mas a gente pode dar uma força pro cabelo manter o comprimento bonito e forte e com isso não seja necessário aparar tanto as pontinhas. E podemos também fortalecer a raiz para dar uma acelerada no processo.

Podem falar o que quiserem, mas se eu quero deixar meu cabelo crescer, eu não corto, aliás eu faço o corte bordado uma vez ao ano e olhe lá!kkkk

O corte do bordado destina-se a aparar as pontas abertas e secas, sem interferir com o comprimento dos fios.

Embora esse corte pareça ser uma técnica complicada, ele consiste apenas em retirar, com o auxílio da tesoura ou de uma máquina específica* para esse fim, as pontas danificadas.

As pontas duplas serão retiradas de todo o comprimento do cabelo, não somente aquelas do final do fio. Dessa forma, é possível corrigir o aspecto ressecado ao eliminar seu principal causador.

*farei resenha dessa máquina, pois eu tenho! Minha casa parece um salão de cabeleireiro…kkk.

Mas as pontas do cabelo não ficam ralas? Ressecadas? Não e não mesmo! Aqui são anos de experiência..rsrs. Abaixo, vou dar uma pincelada sobre as fases do crescimento capilar.

O cabelo percorre três estágios:

fases 300x124 - Passo a passo para ter um cabelo gigante e forte

A etapa anágena

Ou estágio de crescimento, é criado uma vez que todo o crescimento do cabelo tenha ocorrido. Durante todo o estágio de anágeno, o cabelo cresce a seu ritmo habitual (uma média de 1,5 centímetros por mês – “o meu cresce 1,7 centímetros por mês graças à água do arroz”) e 90% do cabelo da cabeça estará no estágio de anágeno a qualquer momento. Cada cabelo específico pode estar na fase anágena por uma média de 3 a 5 anos, mas às vezes pode durar até 10 anos.

A etapa catágena

Fase de transição que segue a fase de anágena e marca o fim da fase de crescimento. Durante todo o estágio de catágeno, o folículo piloso encolhe e se descola da papila dérmica (onde recebe seus nutrientes). O bulbo capilar desaparece e a ponta da raiz forma uma vara redonda. Menos de 1% dos pêlos estarão na fase de catágena a qualquer momento, e esta fase geralmente dura de uma a duas semanas.

A etapa telógena

É também conhecida como fase de repouso e é a última fase do período de crescimento do cabelo. O estágio telógeno endurece até que o cabelo cresça completamente. Os cabelos que estão na fase telógena são normalmente soltos durante esta fase ou após o início da fase anágena seguinte, uma vez que são expelidos do folículo.

10% dos cabelos da cabeça estarão na fase telógena, que geralmente dura de 3 a 6 meses. Uma vez terminada a etapa telógena, a etapa anágena desse folículo começa novamente. Todo o período de crescimento do cabelo – os 3 estágios – é repetido em média a cada 4 a 5 anos.

Isto significa que se seu cabelo estiver em um estágio de anágeno médio de 4 anos e você “aparar” 1,5 centímetros a cada 3 meses, você pode esperar que ele cresça 12 centímetros a cada ano, ou um total de 18 centímetros por ano, sem qualquer aparo.

É por isso que eu não aparo!

A questão é a seguinte, pra funcionar, tem que tratar as duas coisas, raiz (couro cabeludo) e comprimento dos fios.

No couro cabeludo: Antes de lavar

Óleo de alecrim, óleo de rícino (mamona) são os mais eficazes na minha opinião. Há pessoas que gostam do óleo de coco. Tônico de alho gota dourada, tônico tricofort e tônico de cebola são os meus preferidos.

O que estou usando:

Tônico de cebola. Faço em casa, bem simples. Pegue ¼ de cebola e bata no liquidificador, ou no mixer ou na varinha mágica, tanto faz, não precisa adicionar água. Coe com um pano o sumo (suco) e está pronto. Sempre faço pouca quantidade pois não gosto de guardar na geladeira.

Antes de usar, faça um teste de mecha pra ver se você não tem alergia. Grávidas e lactantes não podem usar!

Uma ressalva: se você é sensível ao cheiro, não use, pois pra fazer efeito deve ficar entre uma e duas horas no couro cabeludo. Depois o cabelo será lavado e o cheiro não fica!

No comprimento dos cabelos: Antes de lavar

O comprimento do cabelo precisa ser protegido do shampoo. Então ao mesmo tempo que passo tônico na raiz, já passo no comprimento uma misturinha de máscara (qualquer uma de sua preferência) com uma colher de sopa de óleo vegetal. Pode ser óleo de amêndoas doce, óleo de coco ou algum óleo vegetal fino. Se for colocar óleo de rícino, coloque uma colher de chá, porque o óleo de rícino pesa bastante os fios, ok?

O que estou usando:

A máscara Minha Praia da Embelleze com uma colher de sopa do sesa oil. É um óleo que eu comprei há uns dois anos atrás pelo ebay e não usei, pois achei o cheiro extremamente forte. Sabe como é, vi umas resenhas, todo mundo amando o óleo e acabei comprando 3 frascos de 90ml cada. Sabia que um dia esse óleo teria utilidade!kkk

Bom, deixo essa dupla no comprimento dos cabelos entre uma hora e meia a duas horas e depois lavo o cabelo com um shampoo. Atualmente estou usando o shampoo Crece Pelo da Boe, mas você pode usar o de sua preferência.

woman g43f313a70 1920 2 300x200 - Passo a passo para ter um cabelo gigante e forte

Após a lavagem, eu venho com a água de arroz. Deixo ela nos cabelos limpos e úmidos por cerca de 40 minutinhos, e como você já sabe, eu faço o cronograma capilar, coloco a máscara do dia (hidratação, nutrição ou reconstrução) por cima da água de arroz que já estava nos cabelos e deixo por mais 20 minutinhos.

Enxáguo muito bem e passo o condicionador (amaciador) e já enxáguo.

Passo o leave-in (protetor térmico) e deixo secar naturalmente. Passo a prancha somente na raiz crescida!

Você deve pensar que passo o dia fazendo isso né? Errou! Com o tempo a gente se torna “esperta” e eu adequo a minha rotina. Enquanto almoço, por exemplo, já estou com a máscara nos cabelos. Nisso já dá o tempo que precisa. Depois lavar é super rápido e enquanto estou com a água de arroz, estou resolvendo alguma coisa no telemóvel ou computador…

Mas eu já deixo pré definido os dias da lavagem, que são geralmente os dias  e horários que eu estou mais tranquila.

Resultado de hoje. A etapa foi de nutrição.

Tamanho imagem post blog 2 300x158 - Passo a passo para ter um cabelo gigante e forte

Bom, espero ter te ajudado de alguma forma e se tiver alguma dúvida, coloque um comentário aqui que farei questão de te responder, ok? Até o próximo post!💜

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *