Você já se perguntou por que o cabelo liso é oleoso? Aqui explicamos os motivos do excesso de oleosidade e os cuidados necessários.
Se você quer entender sobre cabelo e beleza, já deve saber que as mechas cacheadas e crespas são naturalmente mais secas que as mechas lisas e onduladas, devido ao formato, é difícil que a oleosidade gerada da raiz chegue até as pontas do cabelo. Mas essa não é a resposta de por que o cabelo relaxado é oleoso, não é? Explicamos tudo abaixo.
Por que o cabelo alisado fica mais oleoso?
Bem, vou direto ao ponto: a impressão de que cabelo relaxado é mais oleoso é incorreta.
A verdade é que depois do alisamento, os fios antes cacheados ficam lisos, o que dá mais liberdade para a oleosidade do couro cabeludo se espalhar pelos cabelos.
A produção de gordura não aumentou, mas sua distribuição aumentou como consequência natural da mudança na estrutura dos fios quimicamente tratados. E isso não é tudo. Outro fator importante que torna o cabelo alisado oleoso é a camada protetora que certos produtos químicos formam ao redor do cabelo.
Essa película dificulta a penetração do óleo nas fibras capilares. Se não houver penetração, o óleo fica na camada externa do fio e, portanto, mais visível.
Como lidar com a oleosidade aparente dos cabelos alisados?
Agora que já estabelecemos que a idéia de que cabelo relaxado é mais oleoso não é verdade, é hora de aprender a lidar com o aparecimento do excesso de oleosidade.
As donas de cabelos crespos e cacheados acostumados a cachos mais secos ficam surpresas quando precisam mudar sua rotina de beleza para lidar com cabelos oleosos na raiz e secos nas pontas.
Para combater esse efeito, a melhor ideia é investir em shampoos e condicionadores que limpam profundamente sem ressecar (aqui estão os produtos que uso). E claro, lembre-se de usar o shampoo apenas na raiz e o condicionador no comprimento e nas pontas.
Além disso, a hidratação regular dos fios ajuda a manter o efeito macio por mais tempo e ao mesmo tempo restaura a saúde dos cabelos quimicamente danificados.
Outra mudança que faz muita diferença, mas que parece simples -e realmente é- é optar por um banho frio.
Já falei aqui sobre os benefícios de manter a água quente no chuveiro longe dos cabelos, mas os cabelos alisados os destacam ainda mais.
Este tratamento (banho frio) previne o aumento da produção de sebo no couro cabeludo, fecha as cutículas e ainda confere brilho aos cabelos.
No verão, esse procedimento não é um sacrifício, mas em climas mais frios, a água fria pode ser deixada apenas para a última lavagem dos cabelos.
Em dias agitados, o shampoo seco é uma boa ideia. O shampoo a seco é o aliado perfeito para esconder a oleosidade das raízes e aumentar o volume. O shampoo seco é um bom produto para ter sempre na bolsa.
Bom, espero que você tenha gostado e se tiver alguma dúvida, coloque um comentário aqui que farei questão de te responder, ok? Até o próximo post!❤️