Óleos vegetais para os cabelos. Nutre e sela as cutículas capilares, fortalecendo-as, restaurando o brilho, a vitalidade e a estrutura agradável e retendo a umidade por muito mais tempo.
Os melhores óleos vegetais para cabelo
Cada óleo tem seus próprios elementos e texturas que podem beneficiar alguns tipos de cabelo mais do que outros.
1. Óleo de argan (argão)
Este é um óleo 100% vegetal que se tornou muito popular nos últimos anos, também conhecido como “líquido marroquino, como ouro”. Mas como era de se esperar, é rico em vitamina E e ômegas 3, 6 e 9, o que significa que é excelente para nutrir o cabelo.
Também contém 80% de gorduras insaturadas, o que o torna um excelente lubrificante e emoliente, deixando os cabelos macios e brilhantes.
Porém há várias maneiras de aplicar o óleo de argão nos cabelos, inclusive diretamente nos cabelos secos como produto final ou até mesmo como pré-lavagem. Deixe-o sobre os cabelos por 15 minutos antes de tomar banho. O resultado é menos danos e muito mais brilho.
2. Óleo de ojon
O óleo extraído das nozes das palmeiras nativas da América Central e do Sul está ganhando cada vez mais terreno e já rivaliza com o óleo de argão como favorito em termos de nutrição e hidratação dos cabelos.
Entretanto é mais limpo e penetra mais profundamente no cabelo, tratando-o de dentro para fora. Por ser rico em lipídios, ajuda a combater o temido frizz, além de regenerar as células e melhorar a saúde das fibras.
Porém, o óleo de Ojon pode ser usado em todos os cabelos, mas é especialmente recomendado para cabelos tratados quimicamente ou cabelos que são constantemente secados com o secador ou alisados.
3. Óleo de coco
O óleo de coco é utilizado de muitas maneiras diferentes: como pré-base, como hidratante, como máscara, como finalizador, para evitar rachaduras.
Isto porque, contém muitas vitaminas e ácidos graxos que podem nutrir e fortalecer profundamente os cabelos secos.
4. Óleo de jojoba
O óleo de Jojoba tem uma textura leve e não pesa o cabelo. Além de hidratar e nutrir o cabelo, ele pode ser usado para tratar o couro cabeludo e regular a oleosidade nas raízes.
Isto porque ele pode dissolver o sebo na área e ajudar a combater a caspa.
Portanto, além disso, também é conhecido por ajudar no crescimento do cabelo, porque o acúmulo de sebo impede o crescimento do cabelo e o cabelo cai, e se este excesso de sebo for removido, ele voltará a crescer normalmente.
5. Óleo ou manteiga de karité (carité)
Tanto na forma de óleo ou mesmo de manteiga, este ingrediente é obtido a partir das sementes da árvore africana do mesmo nome.
Porém entre os benefícios do óleo de carité está o fato de ser muito nutritivo, pois contém triglicerídeos, que são ricos em ácidos graxos ômega 6 e 9, assim como vitaminas A e E.
Mas, por outro lado, o óleo vegetal anticaspa tende a ser bastante oleoso, por isso é mais recomendado para cabelos secos e desidratados.
6. Óleo de macadâmia
Ideal para pessoas com cabelos finos, encaracolados ou ondulados que queiram alisar o cabelo. O óleo de macadâmia hidrata e restaura os cabelos, dá brilho e melhora a elasticidade.
É extraído de nozes com o mesmo nome da Austrália ou da África e é rico em vitamina E, ácidos graxos ômega 3 e 6 e gorduras polinsaturadas.
7. Óleo de amêndoas
O óleo de amêndoas restaura e nutre os cabelos danificados e reduz o volume. É rico em vitaminas A, e vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6) e muito rico em vitamina E, por isso é considerado um poderoso antioxidante.
Entretanto, é importante notar que o tratamento deve ser feito com um agente cosmético especial projetado para os cabelos, seja como óleo hidratante ou como componente de máscaras, xampus e condicionadores.
8. Óleo de pracaxi
O óleo de pracaxi de origem nacional é obtido a partir das sementes da árvore de pracaxi da Amazônia. É rico em ácido beénico e é muito hidratante, proporcionando suavidade e brilho intensos, porém ele previne a caspa e outros problemas capilares.
Mas ele também ajuda a controlar a queda do cabelo, como a jojoba, e é usado para realçar os efeitos das máscaras medicamentosas, xampus e condicionadores.
9. Óleo de rícino (mamona)
O óleo é extraído da mamona e é rico em propriedades antioxidantes, vitamina E e ácidos graxos como ômega 6 e ômega 9, por isso é conhecido principalmente por seu efeito fortalecedor para o crescimento saudável do cabelo.
Mas isso não é tudo. Este óleo capilar também tem a capacidade de hidratar os fios e até mesmo controlar a oleosidade e ajudar a controlar a caspa.
10. Óleo de abacate
Além de rico em ácido fólico, vitaminas A, C e E, potássio e proteínas, o óleo de abacate ajuda a nutrir e restaurar as vitaminas perdidas no cabelo. Mas todas estas propriedades também ajudam a fortalecer o cabelo, o que é especialmente importante para cabelos frágeis, e a hidratá-lo.
Como usar óleo vegetal nos fios?
Uma das formas mais comuns de usar óleo vegetal no cabelo é aplicar algumas gotas no cabelo seco como agente reparador para tratar pontas duplas, porém aplique o produto somente nas seções e espalhe-o à mão, pois o óleo vegetal ajuda a formar uma película protetora sobre os cabelos, hidrata e dá brilho.
Mas outra maneira de usar o óleo é como um pré-poo, para molhar o cabelo antes do banho. Neste caso, aplique o produto em todo o cabelo, deixe-o por 20 minutos e depois aplique o xampu e condicione-o como de costume.
Agora, você também pode dormir com óleo em seus cabelos e investir em um hidratante noturno, onde o produto atua sobre os cabelos durante toda a noite.
-
Veja mais: Cuide do seu cabelo em casa
Como você se livra do óleo de seus cabelos?
Porém é possível remover o óleo do cabelo, usando uma máscara barata em todo o cabelo e deixando-o por 20 minutos.
Então você pode lavá-lo e terminá-lo como de costume. Desta forma, você garante que seus cabelos não ficarão oleosos.
Posso usar o óleo em meus cabelos todos os dias?
Mas se você pretende usá-lo como produto final, para reparar pontas duplas e secas, para adicionar brilho e maciez, você pode usar o óleo em seus cabelos todos os dias. Isto ajudará a mantê-los brilhantes e macios, mas para tratamentos mais profundos, como hidratantes ou banhos de óleo, recomendo usá-lo uma vez por semana ou quinzenalmente, dependendo das necessidades do seu cabelo.
Bom, espero que você tenha gostado e se tiver alguma dúvida, coloque um comentário aqui que farei questão de te responder, ok? Até o próximo post 🌻