split ends hair is scourge every woman 2 - Você Tem Pontas Duplas? Veja Como Acabar Com Elas de Uma Vez Por Todas!
Cabelo

Você Tem Pontas Duplas? Veja Como Acabar Com Elas de Uma Vez Por Todas!

Agora você sabe como corrigir as pontas duplas com dicas simples de manutenção para cabelos mais saudáveis!

166364c3606535b3bbb7a15f9c6e413e 300x156 - Você Tem Pontas Duplas? Veja Como Acabar Com Elas de Uma Vez Por Todas!

As pontas dispersas indica que o cabelo não é saudável, mas geralmente são sinais de que os fios podem estar ressecados e quebradiços.

As rachaduras, que muitas vezes podem ser triplas ou quádruplas, nada mais são do que a cutícula (camada externa do cabelo) do cabelo, que foi dividida e separada em várias seções.

Mas, quando a camada externa é quebrada em micropedaços, o córtex (a parte interna da fibra) fica completamente exposto, o que significa que o cabelo fica muito mais fraco, seco, sem vida e vulnerável a todos os tipos de danos externos.

Porém, a água e os nutrientes ficam concentrados no meio da fibra capilar, o que garante a hidratação natural das fibras, para que permaneçam bonitas, macias e saudáveis.

O que causa as pontas duplas?

As rachaduras são causadas por danos aos quais os fios estão expostos, sejam eles externos, como vento e sol, produtos químicos como tinturas, descolorantes e alisamentos, aparelhos de aquecimento como secadores e até mesmo a forma como os fios são colocados (cabelos apertados com laços ou prendedores).

Contudo, as fibras capilares que são danificadas pela rotina diária ou tratamentos químicos, as camadas da cutícula gradualmente se soltam e as proteínas vazam para fora do córtex, criando buracos na estrutura do cabelo.

Entretanto, se você tem cabelo comprido, as pontas podem ter até 2-3 anos e, como tal, passaram por vários ciclos de lavagem, secagem e modelagem.

Mas, cada vez que isso acontece, uma pequena quantidade de cutícula pode ser removida. Com o tempo, esse desgaste da camada protetora externa do cabelo pode levar à remoção completa das cutículas, causando a quebra do cabelo.

copia de tipos pontas duplas - Você Tem Pontas Duplas? Veja Como Acabar Com Elas de Uma Vez Por Todas!

  • As ramificações jovens ou clássicos são os mais populares.
  • Em um Y de ponta dupla, a ponta do fio é dividida em duas partes iguais.
  • Cônico (afunilada), o cabelo não se divide, mas afina nas pontas.
  • Uma trinca incompleta, como o nome sugere, não se rompe totalmente, criando uma espécie de furo no cabo.
  • Se o cabelo for repartido várias vezes, uma árvore e uma pena nascem! É por isso que muitas pessoas dizem ter pontas triplas ou até quádruplas.

Como remover essas ramificações?

A maneira mais fácil de se livrar das pontas duplas é cortar o cabelo você mesmo.

Desta forma, você pode eliminar rapidamente o problema e remover as pontas imediatamente. Não espere muito para cortar o cabelo. O ideal é cortá-la a cada 3 meses.

Porém se você não quer mexer com o comprimento, invista em técnicas de corte como: um corte de bordado ou um corte de escovinha – ambos eliminam rachaduras sem reduzir o tamanho do fio.

Como lidar com as pontas duplas?

Quem deseja tratar as fissuras pode fazê-lo com produtos emolientes e bem hidratados, pois ajuda a prevenir o ressecamento do cabelo e mantém a cutícula firme.

Mas que tal investir em um cronograma capilar? O tratamento, que combina hidratação, nutrição e restauração, restaura perfeitamente os cabelos.

Largue os seguintes hábitos

Quebrar alguns hábitos de cuidados com os cabelos também pode ajudar, e muito, a combater as pontas duplas. Mas veja o que evitar e por quê.

Porém se você quer simplificar sua vida, solicite gratuitamente dicas mensais de cuidados com os cabelos AQUI. Um novo truque a cada mês!😍

Banhos muito quentes

Temperaturas muito altas abrem demais as cutículas e retiram toda a água necessária para umedecer as fibras. O resultado? Eles entram em contato com o meio ambiente e, portanto, secam.

Mas se você preferir lavar o cabelo em temperatura morna, use água fria para a última lavagem. Fecha as cutículas e deixa os fios mais brilhantes.

woman 586185  480 300x200 - Você Tem Pontas Duplas? Veja Como Acabar Com Elas de Uma Vez Por Todas!

Secador sem proteção térmica

Usar um secador sem proteção térmica também piora a condição das pontas duplas. A regra também se aplica a outras ferramentas quentes como babyliss, chapinha, difusor, escova rotativa, etc.
O produto oferece proteção térmica contra o calor excessivo. Lembre-se também de manter o secador a uma distância mínima de 20 cm do cabelo para evitar queimaduras.

Pentear o cabelo do jeito errado

Sim, existe uma forma correta de pentear o cabelo, principalmente se você tem muitos nós nos cachos. Ao pentear os cabelos molhados, recomenda-se usar um produto sem enxágue e sempre das pontas para a raiz.

O cabelo fica mais frágil quando molhado e pode quebrar com mais facilidade. Escolha um pente de dentes largos e penteie suavemente.

Fazer procedimentos químicos sem moderação

Tratamentos químicos em excesso e cuidados inadequados com os fios podem causar muitas pontas soltas. Porém, para que o alisamento funcione, como escova progressiva e coloração, é preciso abrir o folículo piloso para injetar a química. Em outras palavras: o cabelo fica supersensível e desnudo.

Então só faça com um cabeleireiro de confiança, ele é o profissional mais indicado para realizar processos tão delicados e também respeita o intervalo de duração.

É normal ter pontas duplas?

Sim! Porque essa condição também é causada pelo ambiente externo, como vento e sol, que estão fora do nosso controle. Por isso é importante cortar o cabelo e usar produtos com proteção UV para proteger o cabelo dos raios solares.

Pode puxar as pontas duplas do cabelo?

Não! Nunca as abra. Isso danifica ainda mais os cabelos, deixando-os mais finos e desprotegidos. Se você quiser uma solução rápida, corte-as.

Como remover as pontas duplas sem corte?

Se livre delas sem cortar, siga uma rotina de cuidados com os cabelos, crie um calendário capilar e use produtos que mantenham os fios hidratados e com as cutículas fechadas.

Bom, espero que você tenha gostado e se tiver alguma dúvida, coloque um comentário aqui que farei questão de te responder, ok? Até o próximo post!!❤️

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *