Serra de Montejunto ou Monte Junto?
Olá, bem vinda a este post!
Já estou bem atrasada nas postagens de Portugal…rsrsrs, me desculpem!
Bom, vamos ao que interessa. Desde 2014 quando viajei pela primeira vez a Portugal como turista somente, um lugar me encantou bastante. A Serra de Montejunto.
Todas as fotos são do meu arquivo pessoal.
Um lugar para aqueles que gostam das montanhas, mas perto de Lisboa, ideal para motocicletas, também porque elas têm várias áreas de piquenique (parque de piquenique)!
Vou escrever um pouco de história e já volto.
“A Serra de Montejunto é uma cadeia de montanhas em Portugal. Com uma altitude de 666 m, é o mirante natural mais alto da Extremadura, mas esta estrutura geológica, de 15 km de comprimento e 7 km de largura, é rica em cavernas, grutas, lagos residuais, necrópoles e fósseis pré-históricos.
Montejunto é o lar das ruínas de dois mosteiros: um antigo mosteiro dominicano do século XII e outro que nunca foi concluído. Os monges do primeiro, aproveitando as condições climáticas da serra, construíram armazéns onde recolhiam gelo que depois enviavam para Lisboa, razão pela qual Montejunto também é conhecido como Serra da Neve, mas esta indústria só durou até 1885.
Não muito longe das ruínas do mosteiro estão as capelas do século XIII cobertas de azulejos da Senhora das Neves e São João.
Localização
Está localizada no norte do distrito de Lisboa, entre os municípios de Cadaval ao norte e Alenquer ao sul.
A Serra de Montejunto segue a orientação montanhosa do maciço calcário estremenho e oferece um curioso contraste na paisagem e no clima. A oeste, rodeadas pelo mar azul, estão as Ilhas Berlengas e a noroeste o Sítio da Nazaré, ao sul as cristas cinzentas da Serra de Sintra e a sudeste os campos verdes das Lezírias do Tejo e Olivais de Santarém.
Quanto às estruturas feitas pelo homem, em um dia claro você pode ver os píeres da Ponte 25 de Abril. No sopé da montanha estão povoados como Cabanas de Torres, onde é agradável visitar o Miradouro da Cruz Salvé Rainha, onde, com binóculos e leitores de paisagens, é possível conhecer melhor a montanha.
Suba até o topo da montanha e desfrute da imensidão e beleza desta varanda da Extremadura, uma reserva regional (trechos tirados do site aqui).
Meu marido e eu já fomos a Montejunto uma dezena de vezes e cada vez é diferente. Há sempre um tom diferente na mata, de acordo com as estações do ano, e é tão grande que vale a pena o passeio.
Se for no inverno, lá é muito frio, montanha, né? Então vá muito bem agasalhada. Se bem, que pra mim, não precisa ser inverno pra ir cheia de roupa…kkkk
Os fins de tarde aqui em Portugal são sempre fresquinhos, a exceção é o mês de agosto e setembro.
Se MONTEJUNTO escreve tudo junto ou separado, eu realmente não sei, mas há placas espalhadas por todo o caminho escrito das duas formas…rsrsrsrs
Bom, espero que você tenha gostado e se tiver alguma dúvida, coloque um comentário aqui que farei questão de te responder, ok? Até o próximo post!!💜